Nove meses antes do nascimento do Salvador, um anjo apareceu a uma jovem judia, Maria, a quem as Escrituras descrevem como sendo virgem e noiva de um homem chamado José. Nos meses antes da visita do anjo, Maria deve ter vivido dias de grande expectativa, esperando pelo casamento.

Mas, de repente, os sonhos dela desmoronam, quando o anjo declara que ela havia achado favor diante de Deus, escolhida por Ele para ser a mãe do Messias prometido, Jesus. Maria percebe, imediatamente, que aquela notícia, embora fosse maravilhosa por vários motivos, também traria a ela grande humilhação e sofrimento, porque ela se tornaria alvo do julgamento e das críticas das pessoas por ter engravidado antes de se casar.

O que ela fará enquanto o anjo explica que o Espírito Santo virá sobre ela, fazendo com que o bebê Jesus seja concebido no útero dela? O medo fará com que ela rejeite o plano de Deus ou a fé a levará a aceitar a vontade do Senhor? Será que ela vai se esquivar de encarar a rejeição de muitas pessoas ou, corajosamente, vai confiar em Deus e caminhar rumo a um futuro difícil e obscuro?

Maria contém seus medos, se apega à fé e, calmamente, diz: “Sim, Senhor”. Ela mostra que seu compromisso com Deus é crucial para a vida dela, ao se descrever como serva do Senhor. Deus faz a nós o mesmo tipo de pergunta que fez a Maria: “você vai confiar sua vida a mim, não importa o preço que você tenha de pagar?”

Neste Natal, diante do novo ano que está para nascer, você está disposto a dizer “Sim, Senhor”, não importa o que outras pessoas possam dizer ou fazer? Você está disposto a aceitar o plano de Deus mesmo que isso inclua dificuldades e sacrifícios? Jesus é, verdadeiramente, o centro da sua vida? Qual resposta você dará quando Deus lhe apresentar um futuro incerto ou desafiador? Deus convida você, assim como fez com Maria, a ser parte do grande plano dEle.

Por Dr. Joye Baker, professor adjunto em ministérios educacionais e liderança

Tradução de Eduardo Tavares
Original em DTS 

Anúncios